O poder dos companheiros digitais

Marketing Digital - Martha Gabriel
Marketing Digital - Martha Gabriel

Por favor, leia todo o texto para entender o motivo do título…

Dia 31 de outubro vai ser um marco para o futuro da comunicação na comunidade brasileira do Japão. Escrevo estas primeiras linhas, com a convicção da capacidade de uma pessoa fazer “ESTRAGOS” ou melhorar o nível dos que estão ao seu redor, e, com a revolução digital, atingir o outro lado do mundo. Aliás, na “ERA DIGITAL”, podemos encurtar distâncias, diminuir prazos e levar experiências a lugares inimagináveis. Para entender melhor, precisamos dos melhores professores, Martha Gabriel é considerada uma das mais inovadoras no assunto!

Vou comentar alguns fatos ocorridos dentro da comunidade brasileira que vive no Japão, para exemplificar o poder do “DIGITAL”. Começando por uma área que está em alta e muitos devem ter notado. Os cursos de fotografia. Nunca antes na história (parafraseando um ex-presidente) tivemos acesso a equipamentos tão precisos e rápidos, para obtenção de imagens e claro, sua divulgação. Quando nos anos 90, os jornalistas começaram a divulgar no Brasil o movimento “dekassegui”, não tínhamos toda essa tecnologia digital. Para compartilhar fotos com os amigos, precisávamos esperar no mínimo, 24 horas para revelar o filme, alguns minutos para “ESCANEAR” e outros tantos para enviar via ICQ (comunicador instantâneo famoso nos anos 90) pois a conexão naquela época, ainda era discada (com aquele som inesquecível).

Com a digitalização das câmeras fotográficas, e, nos últimos anos, a “NANONIZAÇÃO” dos componentes eletrônicos, hoje chegamos ao ponto de compartilhar fotos em HD, em alguns segundos, utilizando o sistema 3G no Japão. Toda essa tecnologia, pode ser usada por qualquer pessoa que vive no arquipélago, e o melhor, por um custo acessível. Os empresários, empreendedores, donos de sites, precisam aprender a utilizar toda essa tecnologia a seu favor.

Não basta abrir uma conta no Twitter, Facebook e Orkut. É preciso potencializar a sua utilização. É preciso pensar nos profissionais que estão se formando a nossa volta, como os “Fotógrafos Digitais”. Nas visitas que faço, ouço muita reclamação sobre usuários de redes sociais estarem vendendo produtos online e atrapalharem o faturamento de sua empresa. Chegou a hora de repensar seu negócio. Quebrar paradigmas. Ao invés de reclamar do que outros estão “FAZENDO”, por que não se aliar a essas pessoas que acharam um novo meio de se comunicar com o público?

Acredito que a venda de serviços ou produtos, nada mais é que a comunicação de duas partes, através de um canal, seja ele “Offline” ou “Online”. Divido dessas duas formas pois considero o comércio eletrônico, um marco nas relações entre as pessoas no mundo. E este comércio, depende muito da imagem que você deseja vender. Por isso, relatei acima, a transformação na forma com que compartilhávamos a fotografia.

Vamos exemplificar um modelo de negócios afetado pela “ERA DIGITAL”. A quase totalidade das brasileiras no Japão conhecem o catálogo de compras “NISSEN”, muito utilizado para decorar o apto, desde o começo dos anos 90. Naquela época, as fotos ainda precisavam ser reveladas para fazer a composição do catálogo. Imaginem o trabalho, a quantidade de pessoas no processo e o tempo que demorava!

Hoje, com as tecnologias digitais, eles tem no site, além do tradicional catálogo, agora digitalizado, inúmeras outras opções de escolha, com muito mais rapidez no lançamento de produtos. Só falta eles utilizarem o HTML5 para disponibilizar o catálogo para pessoas que utilizam produtos Apple, mas isto é um caso a parte. Essa nova tecnologia vai se tornar comum na próxima década.

Já temos muitos empresários e empreendedores com essa visão, que compraram os convites para estar em Nagoya no dia 31. Alguns já participaram da palestra que fiz no ano passado, outros estão vindo de Kanagawa, Saitama, Tochigue, Mie, Gifu e Shizuoka. Espero a presença maior dos moradores de Aichi, pois é o local onde se concentra a maior comunidade brasileira no Japão.

Aproveite esta oportunidade única de ver e ouvir de perto a palestra que ampliará sua visão sobre a “ERA DIGITAL”. A luz para os seus negócios pode vir de uma tela de computador, celular ou tablet! Pois estes aparelhos já ocupam a maior parte do tempo nas nossas vidas, seja no trabalho, nas ruas ou dentro de casa! São os seus companheiros digitais!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s