
A história dos brasileiros no Baseball profissional do Japão, inicia-se com Shigeo Tamaki em 1999, passa por Yuichi Matsumoto e a partir de 2012 pode ter novos protagonistas.
Tinha pouco conhecimento sobre Baseball até viajar para o país, mas depois de 20 anos no arquipélago, passei a acompanhar tanto a liga japonesa NPB, quanto a MLB, que hoje conta com inúmeros jogadores japoneses, com destaque para Ichiro Suzuki, do Seattle Mariners (ex Yankees/Marlins/Orix).
Em 2012, a pré-temporada da NPB, começa no dia 18 de fevereiro e a oficial inicia no dia 25 de março. O Yakult Swallows em 2012 tinha 4 brasileiros e possíveis histórias de sucesso, como de Tamaki, o brasileiro que abriu caminho entre os jogadores profissionais de baseball no Japão, iniciou na liga industrial pelo Mitsubishi, passou para o Hiroshima Carp, onde ficou 9 anos e terminou sua carreira no Rakuten Golden Eagles, onde foi também treinador e scout em 2006.
Os profissionais:
– Yuichi Matsumoto – Nascido em São Paulo, mas que hoje tem cidadania japonesa, é um dos que conseguiram seu lugar nesse esporte disputadíssimo no Japão. Já está a mais de 10 anos jogando pelo Yakult Swallows.
– Mike Magario – Se destacou no campeonato Koshien defendendo o Aomori Yamada High School e em 2009 foi escolhido pelo Yakult Swallows, onde está até hoje. Ainda não obteve o mesmo sucesso no time principal, mas tem tempo para motrar seu trabalho.
– Hugo Kanabushi – Teve destaque no torneio universitário jogando pelo Hakuoh University e é uma promessa para este ano 2012.
– Rafael Fernandes – Contratado em 2009, está progredindo dentro Yakult Swallows, com boas apresentações no time B, mas teve apenas uma participação no time principal em 2011. Também saiu do Hakuoh University.
De acordo com o post do Patrick no NPBTracker há alguns prospectos brasileiros na liga industrial com grandes chances no futuro, veja os vídeos abaixo:
Felipe Natel – Yamaha (Industrial League)
Alan Fanhoni – NTT East (Industrial League)
Outro prospecto que já tem seu nome gravado na história do Baseball Colegial do Japão é o Pedro Okuda, que bateu um Sayonará Homerun na primeira vitória do Honjo Dai Ichi High School em 2009. Hoje ele está nas ligas menores na Venezuela, contratado pelo Seattle Mariners. Um caso específico de “Transnacional” no esporte. Pois saiu do Brasil para estudar e praticar Baseball no Japão, teve seu momento de fama e foi para a Venezuela jogar para um time americano.
Um dos primeiros brasileiros a estudar no Japão e conseguir vaga num time profissional da NPB foi Norberto Semanaka em 2003, que apesar de ter feito boa campanha no campeonato colegial, não conseguiu seu espaço no time do Chunichi Dragons, time que eu admiro no Japão. Acredito que faltou se naturalizar para conseguir uma vaga no time principal. Algo que está acontecendo nos dias atuais. Dos 4 jogadores brasileiros no Yakult, 3 são naturalizados japoneses.
A cada ano, cresce o número de brasileiros jogando Baseball no Japão. Números não oficiais, dão conta de mais de 40 atletas nos times colegiais, universitários e liga industrial além dos 4 da liga profissional. Pelos números da COB, há 30 mil praticantes e 120 times amadores pelo Brasil. Se existem 4 profissionais jogando Baseball no Japão, as chances de se profissionalizar no esporte não são tão ruins assim. 1 para cada 7.500 praticantes.
Numa comparação com o futebol, que tem mais de 30 milhões de praticantes no Brasil, 100 times nas séries A, B, C e D, com 22 jogadores em cada. Temos 2.200 jogadores profissionais no Brasil e cerca de 5.000 no exterior, que começaram a emigrar em 1930. Então há 1 chance para cada 4.000 praticantes em média.
Mesmo não havendo liga profissional de Baseball no Brasil, pouca cobertura da mídia, pouco investimento das empresas, ainda assim, compensa investir na carreira de um jovem que sonhe em se profissionalizar. E hoje, com a ajuda do Youtube, ficou mais fácil ser achado pelos “scouts” dos times profissionais. Desde 2006, os brasileiros vem chamando atenção da MLB. Os brasileiros estão dando certo no Baseball, falta apenas a estrutura para se tornar um esporte profissional no país do futebol.
fontes: Wikipedia.org, CBBS.com.br, NPBTracker.com, MLB.com, Foto Wilson Dias/ABr
Interessante, outro dia memso estava comentando com os japoneses que trabalham comigo que existiam brasileiros jogando baseball, mas eu não sabia dizer quem eram, e eles desconheciam.