Monetização de sites

Padrão

De acordo com o blog do Edney e a pesquisa feita sobre a palavra, monetizar existe sim, mas o significado é relacionado a transformar em dinheiro, bens imóveis, metais e títulos. Parece que o termo não é bem aceito no meio “internético”.

Acredito que a palavra não influencie no objetivo aqui proposto. Ajudar um site a “ganhar dinheiro”. Há muito tempo pesquiso as formas de monetizar sites e blogs, porém não achei ainda um serviço que fosse o ideal para agradar às 3 partes envolvidas no negócio. O responsável pela plataforma, o publicador de conteúdo e o visitante.

Este post surgiu depois desta imagem abaixo do Analytics.

site igual leilaojp

site igual leilaojp

A idéia é interessante. Bem provável que a pessoa está procurando uma plataforma igual. Não é difícil encontrar uma de classificados grátis para rodar num servidor e qualquer um pode fazer isso. É muito bom saber que há pessoas com interesse em programação.

Mas depois de encontrar a plataforma, é preciso pensar no conteúdo, no visitante e na monetização. Senão o projeto se torna uma NPO. Apenas os consumidores ou as empresas ganham e a plataforma não.

Na comunidade brasileira do Japão, a maioria das empresas que vendem produtos online, B2C, utilizam plataformas abertas de E-Commerce, como OS Commerce, Magento e Prestashop. Novos empreendedores usam redes sociais como Orkut, Facebook e o Leilao.JP.

O Leilao.JP é uma alternativa ao Yahoo, MercadoLivre e eBay. Pois nenhum deles oferece serviços exclusivos aos brasileiros no Japão. Apesar de haver somente 200 mil brasileiros residindo no arquipélago, eles consomem milhões de dólares ao ano.

Estas 3 plataformas trabalham no sistema C2C, ou seja, o comércio é feito entre os próprios consumidores, o conteúdo é todo feito por eles. Resta ao desenvolvedor, trabalhar os filtros para que os visitantes se interessem pelo que está sendo postado no site.  E também, crie ferramentas para facilitar a inserção de conteúdo de maior relevância.

Conteúdo é reiMartha Gabriel.

Colocar uma plataforma no ar é fácil, postar conteúdo também, mas “monetizar” é a chave para sobreviver.

Há diversas formas de monetizar o conteúdo ou a plataforma. Convencer as empresas ou os consumidores a investir é a parte mais difícil. As empresas pensam no ROI ou retorno sobre o investimento, e a conta é simples, se ela investir $1, precisa vender no mínimo $2. Portanto, a plataforma precisa ajudar a empresa a vender mais do que investe.

Com relação aos consumidores, veja a opinião deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s