Mulheres no Poder

fumiko hayashi prefeita yokohama

Hoje apareceu um vídeo polêmico sobre um recado da Presidente Dilma Rouseff no que se referia a resposta negativa em relação a uma possível ajuda aos jovens imigrantes dos Estados Unidos da America.

Logo em seguida, apareceu uma lista da CNN que mostrava os nomes mais quentes da Ásia no momento. Lembrei então de como o Suzuki Kaityo (Chairman da Suzuki Motors) mudou o mercado japonês com a introdução dos carros que tinham foco no público feminino.

Os shoppings centers foram criados para o mesmo público. Pois as mulheres não ficam mais nas cavernas esperando os homens trazerem a caça. Elas saem a caça e as compras. Trabalham e tem cada vez menos tempo e mais poder.

O Japão é um país que dá poucas oportunidades para as mulheres. Quando cheguei no arquipélago há 20 anos, era normal ver os homens andando passos a frente das suas esposas. Havia leis que proibiam as mulheres de fazer horas extras e dificilmente via-se casos de mulheres no comando de alguma empresa ou na política.

Meu objetivo aqui é apenas mostrar que algo mudou, sem a pretensão de levantar bandeiras.

Uma Dinolist rápida sobre mulheres no poder na Ásia.

Vamos à elas:

1. Chair Wang – Founder, Chairperson da HTC e de acordo com a Forbes, a mulher mais rica de Taiwan. Precisa falar mais alguma coisa?

2. Junko Nakagawa – CFO da Nomura HD. “Nós não nomeamos ela por ser uma mulher e sim porque acreditamos que ela tem condições de desempenhar o trabalho e assumir responsabilidades” e já provou cortando gastos e aumentado o lucro em 2011.

3. Fumiko Hayashi – Prefeita de Yokohama. Ouvi seu nome pela primeira vez quando foi nomeada Vice-Presidente do Grupo Daiei depois de ter sido Presidente da BMW Tokyo, devido ao seu grande sucesso nas vendas de veículos automotores.

4. Renhõ – Ministra para Revitalização do Governo. Apesar de sofrer preconceito por ser filha de imigrantes naturalizada japonesa, conseguiu chegar a Câmara Alta, ela é dura com os políticos quando se refere a problemas com os gastos públicos. Foi a mais votada na história da Camara Alta em 2010 com 1.710.734 votos.

O video abaixo está em japonês, mas é fácil de entender pelos gestos do popular político Koutarou Koizumi (Filho do Ex Primeiro Ministro Junichiro Koizumi) apontando o dedo na hora de falar ao microfone, e ela respondeu que entendia o questionamento dele, mas não sabia o motivo dele ser popular e pediu por gentileza não mais apontar o dedo nas suas falas.

Cont…

Fonte: Wikipedia.Org, http://www.city.yokohama.lg.jp/ex/mayor/profile-en.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s