O que é Nagoya?

No Brasil, quando se comenta algo sobre o Japão, o local que representa o país do sol nascente é Tokyo. Porém, Nagoya vem sendo bastante divulgada na mídia brasileira devido ao grande número de patrícios que vivem na região central do arquipélago. É também, sede de uma das maiores marcas de luxo do mundo, a Lexus.

Em português, a grafia correta é Nagoia, mas já acostumei a escrever com “Y”. E quando buscamos algo sobre a cidade, encontramos mais resultados na língua inglesa, Nagoya. Com população próxima de 2,27 milhões, é a terceira maior economia do país e capital da província de Aichi, onde vivem cerca de 55.310 brasileiros.

A cidade tem uma rica história arquitetônica que contrasta com as recentes edificações e investimentos públicos e privados. Considero uma capital do interior que se desenvolveu e ainda mantém alguns traços de expressão provinciana. Para aproveitar mais a cidade, vale a pena visitar:

1. JR Central Towers – O primeiro cartão de visitas da cidade, com dois prédios de 50 e 59 andares cada, abriga a empresa de trens JR Central, estação de trens e shinkansen, além de lojas, restaurantes, bares e diversos outros locais para “gastar”.

JR Central Towers Nagoya
JR Central Towers Nagoya

2. Midland Square – Um dos prédios mais altos do Japão, pertence ao grupo Toyota e Mainichi Newspaper. Tem o mais alto deck aberto para visualização no Japão, Sky restaurants, showroom de carros e lojas de marcas famosas.

Midland Square Toyota Mainichi Building
Midland Square Toyota Mainichi Building

3. Nagoya Castle – Castelo de Nagoya, um dos mais importantes castelos do período EDO (1603-1868), dominado pelo Shogunato Tokugawa. Época em que o Japão manteve seus portos fechados à outros países. Parcialmente destruído na II Grande Guerra Mundial, foi restaurado em 1959 e está em reformas com previsão de termino em 2017.

Castelo de Nagoia
Castelo de Nagoia

4. Tokugawa Art Museum – Museu privado, com mais de 12 mil obras, incluindo peças do Tesouro Nacional do Japão, como The Tale of Genji de Murasaki Shishibu.

Museu Tokugawa
Museu Tokugawa

5. Templo Atsuta – Um dos mais visitados do arquipélago. Com 20 hectares de área, e uma histórica coleção de 4.000 obras. Estima-se que foi fundado há quase 2 mil anos atrás.

Templo Atsuta
Templo Atsuta

6. Nagoya City Science Museum – Reinaugurado em 2011, agora com o maior planetário do mundo, fica localizado numa das regiões mais movimentadas da cidade, o bairro Sakae. É preciso fazer reserva antecipada para poder ver o planetário.

Museu de Ciencias da Cidade de Nagoya
Museu de Ciencias da Cidade de Nagoya

7. Nagoya Dome – Estádio de baseball do time Chunichi Dragons. Inaugurado em 1997, serve também como local de shows e eventos variados, é coberto e cabe 40.500 pessoas. Nos dias de jogos, se possível, escolha o trem/metrô para chegar até lá. Assim, conhecerá as placas em português no transporte público japonês.

Nagoya Dome
Nagoya Dome

8. Nagoya Boston Museum Of Fine Arts – Localizado em Kanayama, uma estação de metrô próxima da Central Nagoya, dentro do Kanayama South Building, é um dos maiores e de maior qualidade de obras de vários períodos.

Kanayama South Building - Nagoya Boston Museum of Fine Arts
Kanayama South Building - Nagoya Boston Museum of Fine Arts

9. Sekai no Yama-Chan – Restaurante típico de Nagoya, tem um prato chamado Tebasaki, que é uma asa de frango temperada e frita. O sabor e a forma de apreciar são únicos.

Tebasaki do Sekai no Yama-chan
Tebasaki do Sekai no Yama-chan

10. Osu Kannon – Localizado próximo a região de Sakae, além de possuir inúmeras obras históricas, tem ao seu redor um enorme centro comercial com lojas e restaurantes.

Osu Kannon
Osu Kannon

Fontes e fotos: Wikipedia.Org

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s