Dicas fáceis para incrementar sua Fan Page do Facebook

Padrão

Post Informativo enviado por @Nill_Tomie, veja mais informações sobre o Japão no Blog Suriemu.

Minhas dicas para quem está iniciando a Fan Page do Facebook no Japão

dicas para quem está iniciando

dicas para quem está iniciando

Não sou especialista no assunto. Como muitos aqui no Japão, iniciei há um ano atrás a Fan Page da empresa, sem nenhum conhecimento prévio. Isto fez com que muitas experiências boas e ruins se acumulassem. Tentativas e erros lapidaram ainda mais os resultados. Aprendi muito, mas muito mesmo com os próprios participantes da Fan Page da Suriemu. Foram eles que sempre deram as dicas através de curtir, comentários, mensagens, publicações no mural de como melhorar, chamaram a atenção quando “pisava na bola” e me incentivaram sempre para buscar novas formas de comunicação.

No nosso caso, estamos no ramo de serviços em Recursos Humanos, nosso produto é o Emprego, colocação de pessoal. Nosso objetivo no Blog e na fanpage são, além de divulgar as vagas de emprego da empresa, proporcionar aos brasileiros da comunidade informações e dicas para melhor adaptação aos costumes e à sociedade japonesa, visando sempre uma qualidade de vida melhor. Informações de saúde, alimentação, eventos, prevenção de desastres naturais são os nossos temas. A grande simpatia e o carinho recebido pelos usuários vem ajudando a propagar nossa marca e nosso produto com mais confiança e aceitação tanto no Japão como no Brasil.

Muitos já tiveram oportunidade de abrir uma conta pessoal no Facebook e iniciar o contato com amigos, fan pages, trocar informações, fotografias, mensagens, conhecer novos amigos. Cada um tem seu estilo e sua forma de se comunicar.

Salvo as grandes empresas especializadas no ramo, quando decidimos abrir uma Fan Page da empresa ou do empreendimento que desejamos divulgar, partimos da nossa experiência inicial com o perfil pessoal no Facebook.

Elaborar uma fan page parece fácil no início. Escolhe-se o nome, preenche-se os dados necessários, seleciona-se uma foto para avatar e para a capa. Postar no status também não é problema, pois é no mesmo sistema do perfil.

Começamos divulgando a fanpage para amigos, clientes, alunos. Convidamos também pessoas que nos acompanham em outras redes sociais (Orkut, Twitter, Linkedln, Blogs, etc.).

Essas ações aumentam aos poucos o número de seguidores e em determinado momento estaciona. Seus fãs não curtem, não comentam e não compartilham mais seu conteúdo, há uma questão a ser resolvida. Afinal, não adianta só captar <curtir>, é preciso conquistar a atenção das pessoas para usar a ferramenta com toda a sua potencialidade. O que fazer? Mãos à obra!

Estudar! Pesquisar! Estudar!  Contratar um profissional de marketing social é a solução para grandes empresas. Para empreendedores iniciantes, sem verba para Marketing, outras opções podem ser usadas. Muitas publicações na área estão disponíveis em português na internet. Também vale a pena visitar outras fanpages e aprender as dicas de sucesso destes.

Vou deixar algumas pequenas dicas, que aprendi no dia a dia, que poderão ser úteis para quem está começando…

            (1) Vamos aumentar a divulgação da Fan page

Uma das opções que dá certo, é divulgar o aplicativo de curtir do facebook no site ou blog que está administrando. Divulgar a fanpage em anúncios, folhetos, redes sociais e propagandas.

            (2) Vamos analisar a taxa de engajamento até agora

fan page pessoas falando sobre isso, engajamento

fan page pessoas falando sobre isso, engajamento

O número de fãs é tão importante quanto o grau de engajamento, ou seja, o quanto estão envolvidos com sua marca, produto, imagem ou serviço.

 <Engajamento é o ato de conquistar seus usuários a ponto de que eles se sintam interessados em interagir (curtir, comentar e compartilhar) com o conteúdo publicado.>

O facebook fornece estatísticas para fanpage. Hora de começar a entender melhor este números e gráficos. Sites e blogs também devem usar e abusar das informações fornecidas pelo Google Analytics. Existem diversos outros recursos gratuitos para medição, aproveite para acompanhar seus dados e evoluções.

Para começar vamos nos atentar ao item pessoas FALANDO SOBRE ISSO

<Quantidade de pessoas que criaram históricos em sua página no intervalo de uma semana. Um histórico é criado quando alguma pessoa curte a sua página, publica algo no mural de sua página, curte, comenta ou compartilha publicações em sua página, responde a uma pergunta que você fez, responde a um evento, menciona sua página, marca sua página em uma foto, faz check-in em seu local ou recomenda seu local.>

Quanto mais pessoas falarem sobre isso, maior será o grau de engajamento, proporcionando oportunidades para que outras pessoas possam curtir também sua fanpage.

            (3) Vamos analisar o conteúdo interativo editado em sua fanpage.

Esta é uma tarefa diária. Analise os posts que receberam mais <curtir>, mais comentários, mais compartilhamentos. O número diário de curtir a fanpage está muito relacionado ao conteúdo editado que desencadeou este aumento.

Somente postar por postar não vai diferenciar sua publicação de outros amigos e fanpages que aparecem na timeline dos fãs. Veja que tipo de conteúdo, apresentação, redação, foto, é que chamou mais a atenção dos seguidores e o levaram à ação de curtir, comentar ou compartilhar. Isto é importante para você editar novos posts. Saber exatamente que tipo de informação e como vai agradar o seguidor de sua fanpage.

Um exemplo citado no Blog Dito http://blog.dito.com.br/ é a fan page da Bis https://www.facebook.com/chocolatebis que conquistou mais de 270 mil novos fãs, no período de 18 de agosto até 22 de agosto. Mas isso não é o mais incrível, e sim o alto engajamento que a página vem conquistando. Em apenas 32 publicações, foi gerado mais de 151mil curtidas, 9mil comentários e  acima de 52mil compartilhamentos.

Pesquise outras fanpages e descubra quais técnicas são mais adequadas para você divulgar seu produto, empresa, marca ou serviço.

< Um bom conteúdo que seja cativante pode atrair muita atenção. Deixe-o interessante e interativo para que as pessoas tenham vontade de ler mais e não use linguagem técnica de forma exagerada.(Dicas para conseguir mais Likes) > 

Alguns dados interessantes sobre Facebook (fonte Brainstorm9):

  • 1 bilhão de usuários (83milhões falsos)
  • 500 milhões acessam seus perfis diariamente
  • 300 milhões de upload de fotos diariamente
  • a cada 60segundos são postados 136mil fotos, 510mil comentários e 293mil atualizações de status.
  • 80% dos usuários de redes sociais optaram por se conectar às marcas via Facebook

Conteúdo é muito importante, mas ORTOGRAFIA é imprescindível. Escrever errado, conjugar verbos inadequadamente vão matar o texto e seus propósitos. Dicionário é sempre bom ter do seu lado, seja virtual ou não. Na dúvida, consulte-o.

            (4) Vamos analisar o seu público alvo e identificador seus desejos

Através do relatório emitido pelo facebook, é possível saber sexo, idade, visualização de páginas, localização, e outros dados importantes que lhe ajudarão na hora de postar.

Esta é outra tarefa diária. Depois de algum tempo, você consegue saber, qual o horário, e que tipo ou forma de conteúdo direcionar para seu público alvo.

Ler tabelas não diz nada. Aprender a interpretar o significado daqueles números e como podemos alterá-los é o nosso trabalho diário para manter e incrementar todos os dias um maior engajamento com os seguidores e aumentar o número de fãs que curtirão a fan page.

Qual o melhor horário para postar? Nas estatísticas de sua página você consegue descobrir muito bem o horário em que os fãs estão online, quando tem mais respostas, reações e interações. Analise, planeje e teste.

Imagens e videos são os elementos que mais prendem a atenção. Use a criatividade e produza conteúdo que garanta a atenção e resposta do seu fã.

            (5) Vamos aprender a melhorar nosso relacionamento com os seguidores.

Uma pessoa abre o facebook, encontra no feed de notícias, dezenas de posts. Quando ela clica curtir?

  • Quando algo realmente mexe com a emoção, interesse e motivação dela.
  • Em retribuição ou reconhecimento, quando um amigo ou familiar posta algo.
  • Quando encontra algo que gostou e deseja divulgar para os demais amigos.

Aí entra a sua fanpage.  Seu diferencial em relação a outras fanpages deve ser interação e participação do usuário.

Se os seus seguidores comentam algo sobre suas publicações, seja positivo ou negativo, vamos <agradecer a participação>, curtindo e/ou retribuindo o comentário. A mesma atitude para quem publicou no seu mural ou enviou um e-mail. Responda a todas as mensagens, mas evite modelos padrões de resposta, opte pelo tratamento personalizado e customizado de acordo com o caso.

A sua resposta imediata criará um vínculo com o seu seguidor que permanecerá fiel à sua fanpage. Cada mensagem no qual não houve uma resposta é uma oportunidade perdida para fazer uma venda ou ação. Converse com eles, dê reconhecimento público, faça-os se sentirem importantes e isto será a sua publicidade mais valiosa.

As perguntas são boas para incentivar o envolvimento, pedir opiniões, compartilhar histórias sobre a comunidade, fazer alguns mimos. O conteúdo que criamos deve ser projetado para permitir conversas.

Pense sempre assim: Será que estou falando sozinho? Interaja com seus seguidores, são eles que irão propagar e multiplicar sua idéia, seu produto, sua marca, seu serviço e sua imagem. Logo, à medida que mais pessoas acessarem regularmente e interagirem com a sua página, aumentam as chances de que os conteúdos que você posta apareçam para elas. (O Facebook <seleciona> o que vai para a timeline dos perfis)

E tem muito mais assunto… quem sabe em outra oportunidade.

Eu diria que estas pequenas dicas experimentadas no dia a dia estão ajudando bastante na manutenção da fanpage da Suriemu, que ainda está engatinhando. Todo dia aprendendo.

Sempre bom lembrar que em primeiro lugar, você deve ter :

  • Metas que deseja alcançar.
  • Estabelecer a forma de relacionamento que objetiva obter com seus seguidores.
  • Priorizar quais estratégias utilizará para alcançar seus objetivos.
  • Mensurar e interpretar dados, estatísticas, resultados e erros.

Fanpage não é um espaço especificamente publicitário. Ter em mente de que este espaço na REDE SOCIAL dá oportunidades para divulgação de sua marca e imagem, em consequência, conhecimento dos seus produtos e serviços. Por isso, não empurre, não venda. Converse, participe, colabore com seus seguidores, que são seus clientes, alunos, consumidores em potencial. A boa aceitação de sua marca e sua imagem conduzirá ao consumo direto ou indireto, através de compras, adesões ou mesmo recomendações.

Dá trabalho ter uma fanpage? Nossa se dá… Muito trabalho. Eu diria que é o mesmo trabalho que dá educar um filho. Cada etapa, um obstáculo, uma realidade, uma superação. Sempre aprendendo, sempre buscando, sempre inovando. Do nascimento até a morte, uma vez mãe ou pai, sempre o filho será o filho, não importa a idade.

Vamos estudar um pouco? Abaixo uma pequena lista de leituras recomendadas. Na realidade encontrei estes textos recentemente… Se tivesse tido oportunidade há mais tempo, talvez não tivesse tantas experiências de tentativas e erros… Mas tudo é válido. Aprendendo sempre.

10 dicas: como ganhar Curtir no Facebook

http://www.chadecerebro.com.br/2011/05/13/10-dicas-como-ganhar-curtir-no-facebook/

O que vale mais no Facebook: Quantidade de fãs ou Engajamento?

http://blog.dito.com.br/2012/01/o-que-vale-mais-no-facebook-quantidade-de-fas-ou-engajamento/

Como medir o engajamento dos meus usuários ? http://engajamento.marketingdigitalblog.com/

Estratégias de engajamento facebook

http://www.slideshare.net/RodrigoSilva12/estrategias-de-engajamento-facebook

10 principais erros que empresários cometem nas redes sociais.

http://www.empreendedoronline.net.br/10-erros-que-empresarios-cometem-nas-redes-sociais/

Top10 marcas e mídias no Facebook Brasil em Agosto http://blog.dito.com.br/2012/09/top10-marcas-e-midias-no-facebook-brasil-em-agosto/

As 10 marcas mais valiosas do Brasil e seu valor no Facebook

https://dinoslender.com/2012/10/10/as-10-marcas-mais-valiosas-do-brasil-e-seu-valor-no-facebook/

Veja 141 Facebook Pages de empreendimentos brasileiros no Japão

https://dinoslender.com/2012/09/27/ranking-marcas-brasileiras-do-japao-no-facebook/

Nota: Visitem o Blog Suriemu para ver outros posts sobre o Japão e sigam o Twitter da @Nill_Tomie

Anúncios

9 comentários sobre “Dicas fáceis para incrementar sua Fan Page do Facebook

  1. Inaye

    Olá! Ótimo texto, obrigada por compartilhar informações tão importantes. Tenho uma dúvida: gostaria de criar uma fan page para compartilhar ideias, imagens e projetos relacionados a minha área de trabalho.
    Não será de nenhuma empresa, não tenho nenhum produto para vender, não tenho site, nem blog, mas gostaria de criar este projeto no face, pq é o canal onde me sinto mais a vontade e onde darei conta de administrar. O fato de eu não ter blog ou site pode influenciar negativamente na minha fan page? Há casos de sucesso de pessoas que começaram com fan pages e somente depois criaram sites/blogs? Agradeço desde já a ajuda.

    • dinoslender

      Olá Inaye,

      Obrigado! Os créditos vão para Nilza do blog Istoejapao.Com

      Acredito que tudo depende do seu público alvo e o objetivo final.
      O Face é um bom local para compartilhar idéias (imagens), receber comentários, likes e expandir.
      Porém, acredito que seja mais superficial.

      Num blog, você consegue trabalhar mais o tema e customizá-lo.
      No Face as idéias, mesmo que inovadoras, ficam padronizadas dentro do que o site oferece.

      Já vi empresas utilizarem a Fan Page para lançar uma novidade enquanto o site oficial não estava pronto.
      Funciona sim!
      É rápido e simples para começar.
      Um site ou blog exige um pouco mais de planejamento e dedicação.

      Abs

      Dino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s