O sucesso da Apple entre os brasileiros no Japão

Padrão

Os brasileiros no Japão são seres privilegiados, principalmente no setor de tecnologia. Temos a disposição – gastando yenes – banda larga de até 200 megas, rede 4G, aparelhos das mais variadas marcas e acesso a serviços na língua portuguesa para adquirir tudo isso, num país onde a comunidade local precisa estudar vários anos para aprender o difícil idioma japonês.

Várias companhias falharam ao entrar no disputado mercado japonês, entre elas, uma vencedora no Brasil, a Wal-Mart. É interessante notar como a Apple fatura milhões de dólares de uma comunidade que ela talvez nem saiba que exista, mas que utiliza e ainda faz publicidade grátis de seus produtos. Eu mesmo já relatei tantos benefícios do MBP que uma amiga do Brasil decidiu comprá-lo também.

Há muito tempo a Microsoft detinha o domínio do mercado entre os browsers (navegadores) usados pelos brasileiros no Japão. Porém, devido a todos os fatores descritos acima, os brasileiros adotaram a navegação móvel como hábito e escolheram o iPhone e iPad como principais aparelhos para essa finalidade.

A comunidade brasileira representa pouco para uma empresa como a Microsoft ou Apple, o que são 100 mil iPhones e 15 mil iPads para uma empresa que vendeu mais de 100 milhões de iPhones e 15 milhões de iPads não é mesmo?

Porém, para pequenos empreendedores, vale a pena notar que em apenas 4 anos, uma empresa pode sair do terceiro lugar para o primeiro com bons produtos e boas parcerias. Fica aqui a pergunta, em que lugar você está em relação ao seu concorrente?

Veja os gráficos de acesso do Leilao.JP em relação aos browsers entre 2009-2012:

Em 2009, o IE dominava o mercado com 70,83%, o Firefox estava bem longe com apenas 17,08% e o Safari tinha apenas um dígito no mercado.

Navegadores-browsers-explorer-safari

Navegadores-browsers-explorer-safari

Em 2010, o IE tinha pouco mais da metade do mercado e o Safari já havia subido para o segundo lugar.

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Em 2011, os dois browsers estavam praticamente empatados.

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Em 2012, devido a mudança de hábitos dos usuários, o IE perdeu força, com o Chrome bem próximo e o Safari se tornou o líder.

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Navegadores-browsers-explorer-safari-2011

Dados: Google Analytics

Website: Leilao.JP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s