Franquia Seico Mart – Loja de Conveniência no Japão

Padrão
Ryu Murakami

Ryu Murakami

A vida é feita de histórias e um dos melhores programas para aprender sobre casos de sucesso empresarial no Japão você assiste na TV Tokyo. É o Cambria, do escritor e cineasta Ryu Murakami. No ar todas as quintas a partir das 22h. Ou pela internet no site Dogatch.

Na edição passada, apresentaram o sucesso do B-1 Grand Prix, a maior competição culinária do Japão, que virou uma marca reconhecida no país inteiro. Nessa competição, o mais importante para os participantes é atrair pessoas para o turismo gastronômico nas cidades do interior com o chamado “B-class-food” ou comidas de segunda classe. O grande diferencial desta competição é que todas as mais importantes mídias do Japão fazem reportagens sobre o ganhador e gera valor para as cidades. Fujinomiya reportou bilhões de yenes por ter vencido duas vezes com seu prato típico chamado Yakisoba.

Seico Mart

Seico Mart – Convenience Store

Seguindo a mesma idéia do B-1 Grand Prix, gostei bastante da história do Seico Mart. Uma rede de lojas de conveniência que tem seu maior mercado em Hokkaido, no norte do Japão. Um dos lugares mais difíceis de acesso devido ao clima polar no inverno, extensão e grande número de idosos. O presidente do conselho Akao Akihico abriu sua primeira loja em 1971, 3 anos antes do 7Eleven Japan. O objetivo era ajudar os pequenos lojistas a sobreviver perante a concorrência dos grandes hipermercados que estavam se instalando na região.

Apesar de muitos dizerem que ele iria quebrar tentando competir com as grandes lojas Akao-San se esforçou em criar um modelo único de negócios que privilegia a logística, os produtos locais e abre lojas em cidades que nenhum outro competidor se arrisca a investir. Com isso, se tornou a maior rede de lojas em Hokkaido, com mais de 1.000 pontos na região. O diferencial da Seico Mart está no preço, frescor e qualidade dos produtos, reconhecido pelos consumidores em pesquisa como o melhor dentre todas as marcas de conveniência. Os produtos com marca própria passam de 300 e o leite Seico Mart é o número 1 em vendas de Hokkaido.

O segredo para o sucesso da Seico Mart não é apenas a busca pelos lucros, mas também a luta para encontrar soluções e as pequenas lojas vencerem no mercado dominado por grandes redes.

Concorrência saudável beneficia as pessoas. O consumidor de hoje não é mais o mesmo de 30 anos atrás, resta as empresas acompanharem as mudanças e inovar para sobreviver.

 

 

Fotos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ryu_Murakami

http://ja.wikipedia.org/wiki/セイコーマート

Anúncios

2 comentários sobre “Franquia Seico Mart – Loja de Conveniência no Japão

  1. Nunca tinha ouvido falar nesta rede Seico Mart, mas a história de sucesso é interessante, o empresário buscou novas alternativas em um mercado bastante competitivo e deu certo. 1000 lojas é algo incrível mesmo.

    Parabéns pela matéria.

    • dinoslender

      Olá Rogerio,

      Eu também não conhecia.
      Exemplo de que um visionário vendedor pode chegar longe com seu trabalho.
      Arigatou pelo comentário!

      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s