Os pitchers japoneses na MLB e suas armas

Padrão

Quando converso com japoneses (e isso deve acontecer com muitos), a maioria me pergunta se gosto de サッカー(Futebol), sim gosto, mas não como na infância, quando o time da cidade tinha alguma importância.

Ou mesmo quando lembro dos bons momentos assistindo jogos nos anos 80, época do Telê Santana, Zico, Sócrates e cia. No futebol, o momento mais interessante é o gol. No baseball, cada lançamento é como um gol.

Não acompanhei o futebol do Brasil nos anos 90, mas tive a sorte de mudar para o Japão e ver o início de um novo período no Baseball nipônico. O sucesso de Hideo Nomo no Buffaloes e o mesmo impacto do “Tornado” na MLB a partir de 1995 nos Dodgers. Fato que abriu as portas da MLB para outros jogadores, como Ichiro, Matsui, Darvish e cia.

O melhor lançamento de Nomo era o Forkball, também utilizado por outro pitcher japonês na MLB, Kazuhiro Sassaki, responsável por fechar os jogos do Mariners.

Este ano, dois pitchers japoneses ajudaram o Red Sox a conquistar a World Series com um lançamento parecido, o Split Finger. Junichi Tazawa e Koji Uehara. Koji foi aclamado pela crítica como melhor fechador de jogos da MLB em 2013, quebrou o recorde de innings consecutivos sem ceder corridas.

O ano de 2013 foi muito bom para o “ace” Hisashi Iwakuma, apesar do fraco desempenho do Mariners. Ele também um exímio lançador de Fork Balls.

Para 2014, a expectativa é a ida de Massahiro Tanaka para algum time da MLB. Ele fechou o jogo da vitória na Nippon Series um dia após lançar 160 bolas pelo Rakuten Golden Eagles. Tanaka bateu o recorde de vitórias consecutivas da NPB com incríveis 30 jogos. O arremesso que fechou a partida foi um Split Finger.

Fork Ball e Split Finger, as armas dos pitchers japoneses na MLB.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s