empreendedores brasileiros no japao
foto de Osaka by canva

Brasileiros no exterior

O Japão tem a maior comunidade de brasileiros na Ásia (vivendo de forma legal). Mais de 180 mil moradores. Dos 3 milhões de brasileiros no exterior.

A maior diferença no Japão é o tipo de trabalho que os patrícios fazem aqui. São funcionários de fábricas que exportam a qualidade “Made in Japan” ao mundo. Desde peças para iPhone a partes de trem bala e navios.

A história desse movimento de trabalhadores teve início nos anos 90, pico em 2008 (mais de 300 mil moradores), queda nas duas crises, e um leve crescimento desde 2013.

Empreendedorismo no Japão

Diferente dos países que falam a língua inglesa ou espanhola, o Japão é um país com menos estudantes de intercâmbio e nível superior. Além disso, a distância é maior em relação aos outros países.

De acordo com o relatório da I Conferência sobre Micro e Pequeno Empreendedorismo Brasileiro no Exterior, há entre 20.000 a 30.000 micros e pequenos empreendedores brasileiros no exterior. Nos EUA, são 9 mil e o Japão está em segundo com 1.5 mil empreendedores.

A maioria dos empreendedores brasileiros trabalha dentro do próprio ecossistema de negócios brasileiros no Japão. Mas há excessões e abaixo segue uma lista de alguns desenvolvedores, agências e webdesigners que recomendo no arquipélago.

10 empresas e empreendedores web no Japão

Sannas Empresa de Osaka, especializada em importação, e-commerce, marketplace, logística e criação de produtos com marca própria. Atende o mercado brasileiro, latino, japonês e estrangeiro no Japão desde 2002. O ponto forte é a inovação com soluções produzidas in-house. Desenvolveu uma plataforma de empreendedorismo e aprendizado grátis para os brasileiros no Japão. E um estúdio de projetos web Lizarb.

Japan Case Desenvolvedora web sediada em Okinawa, oferece soluções de e-commerce, integrações, traduções e apps. Seu ponto forte é a experiência em e-commerce de produtos alimentícios e sourcing no mercado chinês.

Maxxi Design Estúdio de webdesign e desenvolvimento tech de Nagoya, faz consultoria de e-commerce, integrações e marketing digital. Seu ponto forte é a experiência em e-commerce de produtos alimentícios e design.

Alternativa Empresa de mídia, marketing digital e conteúdo web em língua portuguesa de Shibuya. Seu ponto forte é o relacionamento B2B e a distribuição de 38.000 revistas em português em todo o Japão.

e11even Design Agência de publicidade em material impresso e web de Toyohashi. Seu ponto forte é a experiência no design para o setor de eventos e inovação na web.

Smartbit Inc Desenvolvedora de soluções tech de Toyohashi, produz software sob medida para gerenciamento de dados e integrações. Seu ponto forte é o custo benefício em relação as empresas japonesas do mesmo padrão.

DgtlJP Empresa de Aichi, desenvolvedora de soluções em wordpress, webdesign e traduções para a língua japonesa. Seu ponto forte é a experiência no mercado japonês.

JPGuide Agência de publicidade, marketing e serviços gráficos de Gunma Seu ponto forte é o contato com fotógrafos e relacionamento B2B na região Kanto.

Portalmie Empresa de Mie, especializada em mídia digital, desenvolvimento wordpress, marketing digital e cobertura de eventos no Japão. Seu ponto forte é a rede de fotógrafos e experiência no setor digital no Japão.

Evellus Desenvolvedora web e serviços gráficos de Aichi. Seu ponto forte é a experiência com a criação de identidade visual e marketing digital.

Você desenvolve soluções web no Japão? Entre em contato.

Deixe uma resposta