Empresas centenárias no Japão

Você pensa no longo prazo?

Se a sua resposta for sim, continue lendo este texto e descubra algumas empresas centenárias na Bolsa de Tokyo. De acordo com algumas publicações, a quantidade total de empresas centenárias no Japão aumentou 50% de 2009 até 2019.

Um dos motivos, talvez seja a cultura que valoriza os artesãos, algo muito peculiar ao arquipélago, denominado de MONOTSUKURI, e que foi “apropriada” nos anos 90 pelas empresas de manufatura, para melhorar a imagem do chão de fábrica.

Um outro ponto, é a pesquisa e inovação, algo que não soa tão óbvio, quando mencionamos empresas centenárias. Onde algumas, chegaram ao ponto de transformarem totalmente seu negócio, ou mesmo, tem patentes mundiais de produtos vendidos globalmente.

Outra característica interessante é o nome do fundador na empresa, e até a gestão familiar por várias gerações.

E como não podemos deixar de lembrar, empresas que atenderam o império japonês e continuaram mantendo a eficiência com produtos industriais ao mundo ocidental.

Para que o leitor se familiarize com as empresas, vamos iniciar essa série de empresas centenárias, com algumas que estão listadas na bolsa de Tokyo. Mas lembre-se, essa lista é apenas informativa, não é uma recomendação de investimento.

1. Nintendo (7974), provavelmente, a mais conhecida. Fundada em 23 de Setembro de 1889 por Fusashiro Yamauchi, na cidade de Kyoto como uma fabricante de Hanafuda Playing Cards.

2. Takeda Pharmaceutical Co., Ltd. (4502), talvez seja mais familiar aos brasileiros no Japão, pelo seu Arinamin V. Fundada em 1781 por Chobei Takeda I na cidade de Osaka, distrito Doshomachi. Para venda de produtos farmacêuticos.

3. Itochu Corporation (8001), ficou conhecida devido ao investimento da Berkshire Hathaway. Fundada em 1858 por Chubei Itoh, como um trader de linho na cidade de Osaka, distrito Umeda.

4. Kao Corporation (4452), também conhecida por brasileiros no Japão pelos seus produtos de limpeza e cosméticos. Fundada em Junho de 1887 por Tomiro Nagase na cidade de Tokyo, distrito Chuo, como uma fabricante de sabão.

5. Kubota (6326), talvez seja mais conhecida pelos tratores. Fundada em 1890 por Gonshiro Kubota na cidade de Osaka, como uma fundição de metal.

6. Asahi Group HD (2502), essa é muito conhecida por brasileiros que gostam de cerveja, e a sua marca Super Dry. Fundada em 1889, quando Komakichi Torii foi apontado presidente, na cidade de Osaka.

7. Kikkoman Corporation (2801), marca de shoyu. Fundada em 1917 pelas famílias Mogi e Takanashi, na cidade de Noda, província de Chiba. Seu ponto de virada foi quando Yuzaburo Mogi contratou Chef’s para fazer receitas com shoyu e publicar na mídia para ganhar as donas de casa americanas. Ganhando assim o mundo. Outro fato interessante foi contratar o designer Kenji Ekuan que desenvolveu o frasco do shoyu.

Kenji Ekuan design for Kikkoman from Wikipedia

8. Nippon Yusen KK (9101), mais conhecida pelos navios NYK Line. Fundada em 29 de Setembro de 1885 pelo grupo Mitsubishi. Tem hoje 684 embarcações operando em 350 cidades do mundo.

9. Yamaha (7951), essa todos devem conhecer, seja pela música ou motores. Fundada em 12 de Outubro de 1887, na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, por Torakusu Yamaha, um construtor de órgãos musicais. Em 1900 produziu o primeiro piano no Japão e o resto é o que vemos hoje no mundo.

10. Tokyo Gas (9531), foi fundada em 1 de Outubro de 1885, na cidade de Tokyo, por Shibusawa Eiichi e Asano Soichiro. E para aproveitar o número 10, a nova nota de ¥10.000 ou ichimanyen 一万円 terá a foto de Shibusawa Eiichi um dos maiores empreendedores do Japão que ajudou Asano Soichiro nesse e outros negócios. Uma dupla incomparável pela quantidade de empreendimentos fundados por eles no século 19.

Está lista está em construção, acompanhe no Twitter para mais atualizações.

Deixe uma resposta