Olá! Eu sou o Ricardo mas pode me chamar de Dino. Sou Nikkey, nasci no Brasil e comecei a trabalhar em 1987. Foram ótimas experiências com trabalhos em empresas de floricultura, pscicultura, imobiliária, comércio B2B e comércio B2C.

Em 1990 viajei ao Japão para viver uma nova aventura de trabalho como operário, pois mesmo com todas as experiências, ainda não havia decidido o caminho a seguir no futuro. Foi gratificante contribuir com minha força em todas as empresas que trabalhei até 2005, aprendi muito sobre controle de qualidade, decisões “bottom up”, logística interna e como funciona toda a cadeia de produção de várias multinacionais japonesas.

A partir de 2005 recebi um convite pelo ORKUT para trabalhar numa STARTUP japonesa, fundada por um brasileiro. Por 3 meses vivi os momentos mais intensos de minha vida profissional. Descobri que ao trabalhar 15 anos em processo de “monozukuri” o corpo fica “robotizado” e é necessário um período de adaptação, fora do ambiente de produção. Mas foi um ótimo aprendizado, fiz um projeto de M&A para acelerar o processo de posicionamento da marca entre os brasileiros no Japão.

Como o M&A não foi adiante, decidi sair da STARTUP e 2 meses depois fui trabalhar por 1/3 do salário na empresa que eu desejava ter adquirido. Saímos do zero a milhões de faturamento, dezenas de clientes e marca reconhecida na região onde atuava. Viajava dois mil quilômetros por mês e aprendi o valor do relacionamento B2B.

Na crise de 2008, um amigo me convidou para um projeto que tinha um propósito maior para a comunidade brasileira. Aceitei o convite e formamos um dos times mais competentes que tive a oportunidade de trabalhar. Em 3 meses conseguimos adicionar ¥4 milhões em contratos mensais ao caixa da empresa.

Em 2011 descobri o livro “Marketing na Era Digital” e com um grupo de “early adopters” conseguimos trazer a Martha Gabriel ao Japão. Daquele momento em diante, comecei a estudar tudo relacionado a inovação digital nos negócios.

A maior delas é a disrupção das STARTUPS que vieram para mudar o mundo das pequenas empresas. Um mundo novo de colaboração e crescimento exponencial. Nessa busca constante por inovação, o Venture Capital é um dos pontos chave para que as pequenas empresas se tornem STARTUPS. E o Japão é um dos países com maior número de casos de startups de sucesso. Em especial a Softbank de Masayoshi Son, que é fundador e o maior investidor global nesse ecossistema.

Em 2012, num grupo familiar, testamos um investimento anjo e descobrimos algumas dores enfrentadas por empreendedores do Brasil.

Em 2013, aprendi que o mercado de produtos importados é baseado na logística e relacionamento com os distribuidores.

Em 2014, testamos localizar uma startup brasileira no Japão e descobri que o VENTURE CAPITAL é parte essencial para vencer em qualquer região. Desde então, comecei a fazer relacionamentos com investidores de fundos VC para entender como são feitas as teses de investimento e quais os critérios de escolha na hora de investir.

Participei da Campus Party SP, TechInAsia Tokyo 3x, Slush Tokyo, AdTech Tokyo 2x, Toyota Hackcar Days, Meetups, Office Hours, VC/startup meetups.

Isso tudo resultou em 2018 na DSJP Consulting, uma consultoria especializada em conexões B2B, com foco em startups.

DSJP Consulting

O que fazemos?

  • Consultoria para startups brasileiras com interesse no mercado japonês (2B, 2C/VC/IPO).
  • Consultoria para VC’s brasileiros em busca de startups japonesas em todos os estágios (early/later/IPO/Pós-IPO).
  • Consultoria para startups/VC’s japoneses em busca de oportunidades no Brasil.

Como fazemos?

  1. Analisamos a história da startup/VC em relação ao mercado. Utilizamos metodologias  próprias de inovação DIR (Descobrir-Inovar-Realizar) e Geometria IT Vision (Plataforma, Conteúdo e Filtro).
  2. Pensamos de forma crítica sobre as oportunidades.
  3. Recomendamos a melhor estratégia de curto/médio/longo prazo.

Por que fazemos?

  • Os ecossistemas brasileiro e japonês são complementares, pois o Japão é forte em corporate venture e o Brasil é forte em multiculturalismo (pessoas).
  • Há sinergias estratégicas entre o Brasil na América Latina e o Japão na Ásia
  • Os Nikkeys são o elo de ligação mais forte entre os dois países e a história de 110 anos mostra os resultados econômicos/integração em vários setores como agricultura, esporte, indústria, cultura, música e educação.

ROI

  • Nosso foco é o retorno do seu investimento com trabalho íntegro e ético
  • O maior fundo VC do mundo é de um japonês, aprenda com os exemplos do Japão
  • Viaje ao Japão! Temos 117 mil razões para conversar sobre o país do sol nascente

Missão

Conectar, comunicar e crescer juntos com sinergia

Visão

Asionalização e Brasionalização

Valores

Ética, transparência, empatia, aprender com erros e relacionamento de longo prazo

Parceiros

  • Leilao.JP – O site dos empreendedores no Japão.
  • Smartbit – Empresa de tecnologia em Toyohashi.
  • Studio Lizarb – Estúdio fotográfico e web development.
  • Forttex – Empresa de tecnologia em cryptomoedas e blockchain em Chiba.
  • Radio Nikkey (NPO ABT) – Programa Nikkey Tech.
  • Empreendedores brasileiros no Japão que vendem aos japoneses e asiáticos B2B, B2C.
  • Empresas de Venture Capital no Brasil e no Japão.

—————————————————————————————————————————————

DS Japan Consulting is a service platform for Startups and Venture Capitalists. We’re writing texts in portuguese language about the investment thesis “Asionalization” for Brazilian Startups and “Brazionalization” for Japanese Startups. If you don’t read portuguese language click on a Translate button from Google or send me a email.

Email Dinoslender

 

社会人経験

· ポルトガル語ウェブサイト企画5年。
· CGM(コンシューマー・ジェネレイテッド・メディア)アナリスト、5年。
· フリーペーパー広告営業、6年。
· DJ (House, EDM) 22年。
· 日本の産業”ものづくり”、15年。
· アパレルブランドのB2B営業、3年。 (ブラジル)。
· イベント企画、8年 (ブラジル/日本)。
· OOH(屋外交通広告)投資家。