Como calcular o valor de um site na internet?

valor de um site
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valor de um site

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Acredito que muitas pessoas tem interesse em investir seu dinheiro em algum negócio na Internet. Talvez por ter assistido o filme do Mark Zuckerberg ou pela leitura de notícias de startups que em pouco tempo chegam a cifras de $ 1 bilhão, como foi o caso do Instagram, comprado pelo Facebook.

Há milhares de sites (sítios) na internet e filtrá-los é uma tarefa complicada. Poucos deles tem informações concretas para análise. Uma das formas mais simples para avaliar é o método múltiplo de comparação do mercado. Na internet, a base são os usuários ativos do site.

Dados dos maiores sites do mundo

  • AMAZON – Maior eCommerce do mundo, $ 13.18 bilhões em receitas (3Q 2012), mais de 164 milhões de consumidores ativos, desses, cerca de 12% usuários prime.
  • YAHOO JAPAN – Maior site do Japão, $ 1 bilhão em receitas (2012), sendo 35% pertencente ao Yahoo Inc. (US). 26 milhões de usuários registrados (ID) e 4.8 bilhões de pageviews mensais.
  • EBAY – Market place número 1 do mundo, com 112.3 milhões de usuários ativos e $ 3.8 bilhões em receitas (3Q 2012).
  • MERCADO LIVRE – Market place número 1 da América Latina, 73.2 milhões de usuários cadastrados, 1.29 bilhões em transações, R$ 88 milhões em receitas.
  • RAKUTEN – Maior market place do Japão, receitas de ¥ 443 bilhões (2012), ¥ 194 milhões de lucro líquido, 72 milhões de usuário cadastrados, 36 mil lojas, 410 mil pedidos/dia, 100 milhões de ítens no total. Para venda ao exterior são 1 milhão de ítens, 6 mil lojas e 80 milhões de consumidores.
  • LINKEDIN – Melhor cadastro de currículos do mundo, 202 milhões de usuários, $ 972 milhões em receita (2012).
  • FACEBOOK – 1.06 bilhões de usuários ativos, $ 1.6 bilhões de faturamento no quarto trimestre 2012.
  • INSTAGRAM – 90 milhões de usuários ativos e 4 bilhões de fotos, comprado em 9/abril/2012 por $ 1 bilhão
  • FOURSQUARE – 25 milhões de usuários ativos, 1 milhão de empreendimentos e 10.4 milhões usuários mensais, avaliado em $ 600 milhões

Dados dos sites via Quora.Com, links nos números e Expandedramblings.Com

ARPU

ARPU é mais usado pelas companhias telefônicas para calcular a receita média por usuário (RPU) ou em inglês – Average Revenue Per user (ARPU). No caso do Facebook, a média mundial por usuário em 2012 foi de $5.32, US e Canadá $ 13.58, na Europa $5.91, na Ásia $2.35 e no resto do mundo $ 1.84; quanto seria no Brasil?

Em 2011, um artigo da Billboard mostrava que a Amazon tinha $ 189 de ARPU, eBay $ 39, Google $ 24 e Facebook $ 4. Já neste fórum, os números de 2012 foram, eBay $ 57, Google $ 31, Linkedin $ 8, Yahoo $ 6 e Facebook $ 5. E pelos números acima, o Mercado Livre teria $ 5 também.

Continuando os cálculos de ARPU, o Yahoo Japan teve $ 38.46 em 2012, bem mais que o Yahoo USA.

O Rakuten em yen teria 6.153 ou $ 66, maior que o seu concorrente no Japão mas menor que a Amazon.

ROI

Return on investment (ROI) ou Retorno sobre o investimento, tem vários métodos complicados de cálculo, postarei aqui a formula mais simples. ROI = (Lucro líquido)/(Investimento). E o contrário ROI = (Investimento)/(Lucro líquido) obtém-se o tempo necessário para reaver o investimento. Seguindo esse exemplo, se investir ¥ 10 milhões e quiser ter o retorno do investimento em 5 anos, é preciso gerar ¥ 2 milhões de lucro líquido anual. Mas é bom relacionar as condições econômicas do país, os riscos e o tempo gasto (trabalho) para rentabilizar o valor investido.

No Japão, onde o salário mínimo hora está na faixa de ¥ 750, se trabalhar 8h por dia sem contar finais de semana, teria que ganhar ¥1.5 milhão no ano. Ou seja, para pagar seu trabalho, o lucro líquido + salário seria de ¥ 3.5 milhões.

Valores no Japão

Alguns dados para conseguir atingir os brasileiros no Japão.

  • Correio japonês = ¥ 80 uma carta simples
  • Google Japan = ¥ 10~¥ 60 um clique
  • Facebook Ad = ¥ 50~¥ 80 um clique
  • Impressos = ¥ 100 por leitor

Alguns números dos EUA.

Dados do Leilao.JP

  • 8 milhões de páginas vistas mensalmente.
  • 385 mil acessos x 21 páginas por acesso.

Sendo que destes, (85,86%) 330.000 são acessos que retornaram ao site depois da primeira visita.

No Japão estão 95% ou 313.500 acessos.

Do total, 55% acessam via dispositivo móvel. Pode ser que muitos usuários usem desktop em casa e mobile no trabalho para
acessar o que poderia gerar 156.750 usuários ativos no mês.

  • 47.700 usuários cadastrados.
  • 1.500 carros cadastrados.
  • 13.500 produtos .

Estimativas de preço de acordo com os números acima

  1. 170.000 visitas (mês) de sites de busca x $ 0,10 (valor médio adwords) x 12 meses = $ 204.000 ou ¥ 19.078.000
  2. 156.750 usuários ativos (mês) x $2 (valor mínimo ARPU das redes sociais) = $ 313.500 ou ¥ 29.318.500
  3. 47.700 usuários cadastrados x (1h=¥750) para conseguir cadastrar 1 pessoa = $ 382.700 ou ¥ 35.775.000
  4. Life Time Value of a Customer (LTV) = ¥ 5.000 x 1.000 x 10 = $ 535.000 ou ¥ 50.000.000
  5. Dollar Per Email (DPE) = 47.700 emails x $ 3 = $ 143.100 ou ¥ 13.380.000
  6. Preço de um site de carros com 840.000 visitantes únicos, $ 200.000 ou ¥ 18.700.000

A média de todos os 6 métodos é de $ 296.000 ou ¥ 27.700.000

Dica do Daniel, um sistema online que analisa o valor do site (Valuation), com base nos números do Alexa.

Estimativas para desenvolver um site com os mesmos números

  • Salário de 1 profissional de desenvolvimento e outro de marketing/vendas por 2 anos ¥ 15 milhões.
  • Custos operacionais e investimento em publicidade por 2 anos ¥ 10 milhões.
  • Soluções de problemas e monetização ¥ inestimável.

O grande diferencial do Leilao.JP é que ele segue a linha de sites User Generated Content (UGC) ou conteúdo gerado pelo usuário. É preciso ter um Content Management System (CMS) ou sistema de gerenciamento de conteúdo bem elaborado para que todos consigam usar e inserir seus textos e fotos de forma adequada. Nessa linha estão o Facebook, eBay, Mercado Livre e Orkut. As outras plataformas de e-Commerce ou Mídia precisam de profissionais para inserir conteúdo de qualidade que atraia visitantes para o site. Com isso, a despesa com RH é muito grande pois é necessário contratar especialistas, nem sempre disponíveis no competitivo mercado de TI.

Vídeo da Endeavour sobre valuation de startups

Aqui os especialistas discutem sobre valorização de empresas. São projeções sobre perspectivas de rentabilidade, ou seja, o lucro líquido que será gerado com o passar dos anos. Diferente da avaliação do site e o que ele pode gerar em termos de cadastros, cliques, posicionamento de SEO e custo/benefício de publicidade.

Quero comprar um site, como faço?

São três pontos a analisar, a plataforma, o conteúdo e o filtro. Eu gosto muito do Linkedin, pelo design, usabilidade e conteúdo de qualidade, quem sabe um dia eu compre um pedaço site. Se tiver alguma dúvida em relação a algum site, fale direto comigo no formulário abaixo:

Case – Yahoo Japan, o maior portal do Japão

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Fukuoka Yahoo! Japan Dome

Fukuoka Yahoo! Japan Dome

Yahoo! Japan – O maior portal do Japão! (um dos poucos países que o Google não está em primeiro lugar no ranking de acessos) De acordo com o Alexa e AdPlanner do Google.

Yahoo Japan Corporation, foi fundado em 31 de janeiro de 1996, iniciou suas operações em 4 de novembro de 1997. Seu presidente, Inoue Massahiro, formou-se na Universidade de Ciências de Tokyo, passou pela empresa Sord Corporation e entrou no Instituto de Pesquisas Softbank em 1987. Se tornou funcionário da Softbank Corp. em 1992, e chegou a presidência da Yahoo! Japan em 1996 e também um dos diretores da Softbank em 2001.

No balanço do ano fiscal de 2010/2011, Inoue foi o diretor que ganhou o maior salário do grupo, superando até mesmo a quantia ganha pelo Presidente Masayoshi Son. O valor foi de ¥ 158 milhões, ou R$ 3.7 milhões. Sendo ¥ 84 milhões (R$ 2 milhões) apenas em bônus.

A companhia está listada na Tokyo Stock Exchange desde 2003 e na Osaka Securities Exchage desde 2007, o número de funcionários era de 3.835  em setembro de 2011.

HISTORIA:

Desde 1996, Yahoo! Japan é o líder dos portais no arquipélago nipônico. Iniciou suas atividades como buscador de informações, na mesma linha do Yahoo! EUA, mas em idioma japonês.

Já em 1997, ganhou prêmio de excelência em produtos e serviços, oferecido pela empresa Nikkei Industrial Daily, um dos jornais mais respeitados do setor de negócios no Japão.

Em 1998, lançou os serviços personalizados de usuário (MyYahoo), mensagens de comunidades e rede social de jogos.

A partir de 1999, entrou em operação, o serviço que o diferenciou da sua parceira americana, o Yahoo Auction, antes mesmo do eBay chegar ao Japão. Iniciou também o Yahoo Shopping, que hoje compete com a Rakuten. Antes dos serviços de comércio eletrônico, lançou o cartão de crédito em conjunto com a empresa Sumitomo Mitsui Card Credit Company.

No ano 2000, entrou no mercado móvel, com site para o sistema i-Mode da operadora japonesa Docomo, ano em que atingiu a incrível marca de 100 milhões de pageviews diários. Nesse mesmo ano, lançou o sistema de publicidade focada em interesse do público, onde os anunciantes podiam escolher a idade, gênero, ocupação e interesses. Nesse ano concluiu também a fusão com a Geocities Japan, Broadcast.com Japan e P.I.M. Inc.,. E ainda iniciou a venda de pacotes turísticos junto com a empresa JTB uma das maiores operadoras do Japão. Finalizou o ano oferecendo o serviço Escrow para o Yahoo! Auctions.

2001 foi o ano em que dobrou o número de pageviews diários para 200 milhões e iniciou a oferta de serviços de banda larga Yahoo BB. A partir deste ano, vários outros serviços foram lançados, uma série de fusões e aquisições foram feitas em ritmo acelerado. Em 2004 o site ultrapassou a marca de 1 bilhão de pageviews diários.

Já em 2005, investiu no time de baseball de propriedade da Softbank, adquirindo o naming rights do estádio em Fukuoka. Alterado para Fukuoka Yahoo! Japan Dome, é a casa do time profissional de baseball Fukuoka Softbank Hawks, que foi campeão da Japan Series em 2011 (ganhou do time que sou torcedor, o Chunichi Dragons).

Em 2006 a Softbank comprou as operações da Vodafone Japan por US$ 15 bi, fato relevante para a entrada no mercado móvel, lançando neste mesmo ano o portal Yahoo! Keitai (celulares). Desde então, a empresa foca em serviços de CGM (conteúdo gerado pelo consumidor), principalmente na área móvel. Fato recente nesta área foi a parceria feita com a empresa DeNa, para oferecer aos usuários, a plataforma de games Mobage, a maior rede social mobile do Japão.

Em 12 anos, o número de racks de servidores, ultrapassou os 2.000 (dois mil) e a tendência é dobrar a cada 3 anos. Até 2011, a empresa oferecia 140 tipos de serviços e a cada dia aumentava mais sua participação em outros países da Ásia, como por exemplo o Yahoo! Chinamall em parceria com o grupo Alibaba. E tem mais, eles já entraram no ramo de vídeo, em uma parceria com o Ooyala, já que o Youtube é muito acessado no Japão.

COMPETIDORES:

  • eBay – Iniciou suas operações no Japão em 2000, mas não conseguiu sobreviver a concorrência do Yahoo! Auctions (que já estava no mercado um ano antes). Em 2001, informou que venderia sua operação no arquipélago, fato que não se concretizou e culminou com o fechamento da empresa em fevereiro de 2002, relocando todos os seus clientes para a operação americana. Acabou por cortar todos os 17 funcionários. Em 2007 voltou ao Japão, porém, desta vez, em forma de parceria com o próprio Yahoo! Japan. No Brasil, o eBay também não atua com operações próprias.
  • Google – Um dos poucos países onde o gigante das buscas não conseguiu chegar ao primeiro lugar nos acessos. Também seguiu o exemplo do gigante dos leilões e formou parceria com o Yahoo! Japan em 2010 para oferecer seu sistema de buscas ao portal. Mas o Yahoo! Japan ainda oferece seu próprio sistema de publicidade Interest Match.
  • Rakuten – O competidor mais forte no Japão. Conseguiu superar o Yahoo! Japan Shopping, com seu marketplace Rakuten Shijo e hoje tem inúmeros serviços competindo com os demais sites do Yahoo! Japan. Está focado na expansão global e faz parte das 10 maiores empresas de internet no mundo. Em 2011, comprou 75% da Ikeda, uma das mais antigas empresas de comércio eletrônico do Brasil.
  • Livedoor – 8o. maior portal do Japão, estava crescendo de maneira vertiginosa logo após entrar na Bolsa de Tokyo Mother’s no ano 2000. Em 2005, o já falido banco Lehman Brothers, emprestou US$ 800 milhões na forma de investimento Death Spiral para a Livedoor. Mas a empresa e seu presidente se envolveram em um escândalo financeiro no ano 2006. Acabou sendo delistada da bolsa, perdeu assim a força para competir com Yahoo! Japan. Mas, em 2010, a NHN, que opera o maior portal da Coréia do Sul, o Naver, comprou a Livedoor e pode aumentar sua participação no Japão.
  • Ameba – O maior portal de blogs. Operado pela CyberAgent, a rede Ameba, integra blogs e games, com inúmeros artistas utilizando sua plataforma para relatar seu dia-a-dia e se comunicar com seus fãs. Recentemente, iniciou sua expansão nas redes sociais de forma global, com lançamentos em inglês.

DIFERENCIAIS:

Enquanto o seu parceiro Yahoo! EUA não encontrou o foco até o ano passado e quase foi vendido para a Microsoft. O Yahoo! Japan é focado e tem uma boa administração. Isso deve-se em grande parte a visão de Masayoshi Son, o sócio majoritário da empresa.

Este descendente de sul-coreanos, naturalizado japonês, mudou o cenário das comunicações no Japão, primeiro na internet com o Yahoo! Japan, depois derrubou os preços da banda larga, com o Yahoo BB (Broadband), baixou os preços dos serviços celulares, quando comprou a Vodafone Japan (que estava no prejuízo) e transformou em Softbank Mobile. E ainda, conseguiu introduzir o iPhone para os japoneses, que estavam acostumados com aparelhos multifuncionais, que continham sistema de pagamento e serviços de internet embutidos já a algum tempo.

Hoje é fácil analisar a história da empresa e ver seus resultados. Porém, foi preciso muita coragem para competir com Google, eBay e mais, NTT Communications, que além de ser a mais antiga empresa de comunicações do Japão, é controlada pelo governo japonês.

Referências

http://www.wikipedia.com

http://www.yahoo.co.jp

http://www.cisco.com

Must read:

http://greglane.posterous.com/why-is-yahoo-still-top-in-japan