Faturamento do Facebook

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Campanha no Facebook

Fiz uma campanha de histórias patrocinadas no Facebook e constatei que um LIKE (CURTIR) na página custou $0,25 ou seja ¥25 e conversão de 0,5%.

Se o Facebook tem 1,2 bilhão de usuários ativos/mês e a taxa de conversão média de 0,5% ou 6.000.000 x $0,25 = $1,5 milhão x (limitado nr. espaços publicitários) x (limitado nr. anunciantes) = $xxxMilhões em faturamento.

Já a campanha de interações (Curtir/Clicar) custou $0,14 ou ¥14. Porém a conversão foi maior, 1%. Utilizando os mesmos cálculos acima, geraria em torno de $1,6 milhão por conversão. A diferença deste modelo é que os administradores das páginas podem criar interações com qualquer postagem feita na PAGE. Ou seja, este espaço de publicidade é ilimitado, ao contrário das histórias e anúncios patrocinados do lado direito da timeline. Portanto é a galinha dos ovos de ouro do Facebook. Só falta a empresa ensinar os micro, pequenos e médios empresários a criar conteúdo na PAGE.

 

Google e Yahoo Japan!

No Google, a média é parecida, $0,25/clique ou ¥25 e conversão de 0,5%. A diferença é a rede de parceiros e os domínios da própria empresa, que atingem bilhões de pessoas também. Mas o Google não conseguiu chegar ao mesmo nível do Facebook em relação ao UGC.

A parte difícil nos sites de UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é manter a timeline com informações relevantes para as pessoas que interagem na página.
É preciso trabalhar bem o filtro para que haja balanço entre conteúdo de qualidade, interação e publicidade das empresas.
A aquisição do Instagram significou adicionar conteúdo de qualidade para a timeline do Facebook. Precisam continuar atentos para não deixar a rede virar um Orkut e os usuários abandonarem seus perfis.

No Japão, há uma empresa que consegue manter as buscas e domínios (força do Google) balanceados com o UGC (força do Facebook) e acesso a estrutura móvel e comunicação em tempo real (força da Microsoft e Twitter). Além do empreendedorismo e visão de Masayoshi Son. Conheça o Yahoo Japan!

Veja 26 Fan Pages de mídias brasileiras do Japão no FB

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26 Fan Pages de mídias brasileiras

26 Fan Pages de mídias brasileiras

Listadas por ordem de engajamento.

Em novembro de 2012 fizemos a primeira lista das Fan Pages de mídias brasileiras do Japão. É interessante notar que houve uma mudança grande no engajamento geral nessa nova listagem.

Destaque para J Tech News que começou com alto engajamento em menos de 1 semana no ar e Akitem Bom Negócio que deu um salto significativo em relação a 4 meses atrás.

Na lista anterior comentamos que as 6 primeiras tinham expressivos 10% de engajamento. Desses, dois conseguiram manter-se acima deste nível. A Record Japan e IPCTV Atendimento. Quem será que irá conseguir o mesmo percentual na próxima lista?

Para mais informações sobre engajamento no Facebook, fale com a @Nill_Tomie no Twitter. Ou visite o Blog da Suriemu.

26 FB Pages de mídias brasileiras no Japão

52 FB Pages de blogs, vlogs e personalidades brasileiras no Japão

dinolist fb pages blogs
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Veja quem são os mais engajados e quem tem mais número de likes no Facebook

Em novembro de 2011 haviam 42 Fan Pages de blogueiros, vlogueiros e personalidades brasileiras no Japão. Nesta lista atual, catalogamos 52 Pages, aumento significativo de 23%.

Com 3 meses, já há uma base para comparar se o engajamento anterior veio de uma boa estratégia de conteúdo/relacionamento ou foi apenas momentâneo. Destaque especial para o blog Vidas em Voltas, que continua com porcentagem alta de engajamento no segundo lugar.

Dos que estão no top 10 de “Likes”, o Crazy Japan TV é o de maior engajamento, já mencionado no post anterior.

E o Blog Suriemu é um dos únicos blogs corporativos na “ilha” de brasileiros da Asia. Espero que outras empresas brasileiras enxerguem essa tendência mundial e iniciem seu trabalho digital.

Para quem deseja saber mais sobre como criar um blog corporativo e uma fan page para sua empresa, fale com a @Nill_Tomie no Twitter, ela é especialista em marketing de conteúdo para Facebook e mídias sociais.

Veja abaixo as 52 Fan Pages de blogs, vlogs e personalidades brasileiras no Japão

55 FB Pages com mais de mil likes no Japão

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Lista FB Pages com mais de mil likes

No dia 15 de novembro de 2012, postamos uma lista de 41 páginas com mais de mil “curtir” no Facebook. Hoje, quase 4 meses depois, refizemos a lista, agora com 55 páginas de brasileiros no Japão que tem mais de 1.000 likes no FB.

Devido a alguns pedidos, acrescentamos uma coluna que mostra a posição da página no ranking de “likes”. Com isso, os leitores podem analisar a relação entre “curtidas” e engajamento.

Do top 10, destacamos a página da Gaviões da Fiel, que conseguiu manter o engajamento mesmo depois de passar a febre dos jogos no Japão. A página do Crazy Japan TV continua entre os primeiros, mesmo com mais do dobro de “likes” de novembro.

Entre as mídias, destaque para a Akitem Bom Negócio, que deu um salto significativo na porcentagem de engajamento. Méritos também para a Record Japan e IPCTV Atendimento, que mantiveram um bom nível entre os top 10.

Makeup Town e Crazy Japan TV A Loja, são exemplos de socialização das vendas. Os grupos Brasileiros no Japão e ONG Happy Family são os mais engajados num setor que poderia ter mais participação dos membros. As associações e grupos tem tudo para crescer no Facebook pois agregam pessoas em torno de um tema comum.

E o destaque especial para a página Universo Dekassegui, que não constava na lista de páginas com mais de mil “curtir” de novembro. Agora já é a terceira com melhor porcentagem de engajamento.

Saiba como eles conseguiram este feito! Participe do workshop sobre Facebook Pages e Marketing Digital, veja os detalhes aqui. Ou entre em contato com a especialista em Marketing no Facebook @Nill_Tomie via Twitter.

Lista das 55 FB Pages de brasileiros no Japão com mais de mil likes.

Como calcular o valor de um site na internet?

valor de um site
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valor de um site

valor de um site

Acredito que muitas pessoas tem interesse em investir seu dinheiro em algum negócio na Internet. Talvez por ter assistido o filme do Mark Zuckerberg ou pela leitura de notícias de startups que em pouco tempo chegam a cifras de $ 1 bilhão, como foi o caso do Instagram, comprado pelo Facebook.

Há milhares de sites (sítios) na internet e filtrá-los é uma tarefa complicada. Poucos deles tem informações concretas para análise. Uma das formas mais simples para avaliar é o método múltiplo de comparação do mercado. Na internet, a base são os usuários ativos do site.

Dados dos maiores sites do mundo

  • AMAZON – Maior eCommerce do mundo, $ 13.18 bilhões em receitas (3Q 2012), mais de 164 milhões de consumidores ativos, desses, cerca de 12% usuários prime.
  • YAHOO JAPAN – Maior site do Japão, $ 1 bilhão em receitas (2012), sendo 35% pertencente ao Yahoo Inc. (US). 26 milhões de usuários registrados (ID) e 4.8 bilhões de pageviews mensais.
  • EBAY – Market place número 1 do mundo, com 112.3 milhões de usuários ativos e $ 3.8 bilhões em receitas (3Q 2012).
  • MERCADO LIVRE – Market place número 1 da América Latina, 73.2 milhões de usuários cadastrados, 1.29 bilhões em transações, R$ 88 milhões em receitas.
  • RAKUTEN – Maior market place do Japão, receitas de ¥ 443 bilhões (2012), ¥ 194 milhões de lucro líquido, 72 milhões de usuário cadastrados, 36 mil lojas, 410 mil pedidos/dia, 100 milhões de ítens no total. Para venda ao exterior são 1 milhão de ítens, 6 mil lojas e 80 milhões de consumidores.
  • LINKEDIN – Melhor cadastro de currículos do mundo, 202 milhões de usuários, $ 972 milhões em receita (2012).
  • FACEBOOK – 1.06 bilhões de usuários ativos, $ 1.6 bilhões de faturamento no quarto trimestre 2012.
  • INSTAGRAM – 90 milhões de usuários ativos e 4 bilhões de fotos, comprado em 9/abril/2012 por $ 1 bilhão
  • FOURSQUARE – 25 milhões de usuários ativos, 1 milhão de empreendimentos e 10.4 milhões usuários mensais, avaliado em $ 600 milhões

Dados dos sites via Quora.Com, links nos números e Expandedramblings.Com

ARPU

ARPU é mais usado pelas companhias telefônicas para calcular a receita média por usuário (RPU) ou em inglês – Average Revenue Per user (ARPU). No caso do Facebook, a média mundial por usuário em 2012 foi de $5.32, US e Canadá $ 13.58, na Europa $5.91, na Ásia $2.35 e no resto do mundo $ 1.84; quanto seria no Brasil?

Em 2011, um artigo da Billboard mostrava que a Amazon tinha $ 189 de ARPU, eBay $ 39, Google $ 24 e Facebook $ 4. Já neste fórum, os números de 2012 foram, eBay $ 57, Google $ 31, Linkedin $ 8, Yahoo $ 6 e Facebook $ 5. E pelos números acima, o Mercado Livre teria $ 5 também.

Continuando os cálculos de ARPU, o Yahoo Japan teve $ 38.46 em 2012, bem mais que o Yahoo USA.

O Rakuten em yen teria 6.153 ou $ 66, maior que o seu concorrente no Japão mas menor que a Amazon.

ROI

Return on investment (ROI) ou Retorno sobre o investimento, tem vários métodos complicados de cálculo, postarei aqui a formula mais simples. ROI = (Lucro líquido)/(Investimento). E o contrário ROI = (Investimento)/(Lucro líquido) obtém-se o tempo necessário para reaver o investimento. Seguindo esse exemplo, se investir ¥ 10 milhões e quiser ter o retorno do investimento em 5 anos, é preciso gerar ¥ 2 milhões de lucro líquido anual. Mas é bom relacionar as condições econômicas do país, os riscos e o tempo gasto (trabalho) para rentabilizar o valor investido.

No Japão, onde o salário mínimo hora está na faixa de ¥ 750, se trabalhar 8h por dia sem contar finais de semana, teria que ganhar ¥1.5 milhão no ano. Ou seja, para pagar seu trabalho, o lucro líquido + salário seria de ¥ 3.5 milhões.

Valores no Japão

Alguns dados para conseguir atingir os brasileiros no Japão.

  • Correio japonês = ¥ 80 uma carta simples
  • Google Japan = ¥ 10~¥ 60 um clique
  • Facebook Ad = ¥ 50~¥ 80 um clique
  • Impressos = ¥ 100 por leitor

Alguns números dos EUA.

Dados do Leilao.JP

  • 8 milhões de páginas vistas mensalmente.
  • 385 mil acessos x 21 páginas por acesso.

Sendo que destes, (85,86%) 330.000 são acessos que retornaram ao site depois da primeira visita.

No Japão estão 95% ou 313.500 acessos.

Do total, 55% acessam via dispositivo móvel. Pode ser que muitos usuários usem desktop em casa e mobile no trabalho para
acessar o que poderia gerar 156.750 usuários ativos no mês.

  • 47.700 usuários cadastrados.
  • 1.500 carros cadastrados.
  • 13.500 produtos .

Estimativas de preço de acordo com os números acima

  1. 170.000 visitas (mês) de sites de busca x $ 0,10 (valor médio adwords) x 12 meses = $ 204.000 ou ¥ 19.078.000
  2. 156.750 usuários ativos (mês) x $2 (valor mínimo ARPU das redes sociais) = $ 313.500 ou ¥ 29.318.500
  3. 47.700 usuários cadastrados x (1h=¥750) para conseguir cadastrar 1 pessoa = $ 382.700 ou ¥ 35.775.000
  4. Life Time Value of a Customer (LTV) = ¥ 5.000 x 1.000 x 10 = $ 535.000 ou ¥ 50.000.000
  5. Dollar Per Email (DPE) = 47.700 emails x $ 3 = $ 143.100 ou ¥ 13.380.000
  6. Preço de um site de carros com 840.000 visitantes únicos, $ 200.000 ou ¥ 18.700.000

A média de todos os 6 métodos é de $ 296.000 ou ¥ 27.700.000

Dica do Daniel, um sistema online que analisa o valor do site (Valuation), com base nos números do Alexa.

Estimativas para desenvolver um site com os mesmos números

  • Salário de 1 profissional de desenvolvimento e outro de marketing/vendas por 2 anos ¥ 15 milhões.
  • Custos operacionais e investimento em publicidade por 2 anos ¥ 10 milhões.
  • Soluções de problemas e monetização ¥ inestimável.

O grande diferencial do Leilao.JP é que ele segue a linha de sites User Generated Content (UGC) ou conteúdo gerado pelo usuário. É preciso ter um Content Management System (CMS) ou sistema de gerenciamento de conteúdo bem elaborado para que todos consigam usar e inserir seus textos e fotos de forma adequada. Nessa linha estão o Facebook, eBay, Mercado Livre e Orkut. As outras plataformas de e-Commerce ou Mídia precisam de profissionais para inserir conteúdo de qualidade que atraia visitantes para o site. Com isso, a despesa com RH é muito grande pois é necessário contratar especialistas, nem sempre disponíveis no competitivo mercado de TI.

Vídeo da Endeavour sobre valuation de startups

Aqui os especialistas discutem sobre valorização de empresas. São projeções sobre perspectivas de rentabilidade, ou seja, o lucro líquido que será gerado com o passar dos anos. Diferente da avaliação do site e o que ele pode gerar em termos de cadastros, cliques, posicionamento de SEO e custo/benefício de publicidade.

Quero comprar um site, como faço?

São três pontos a analisar, a plataforma, o conteúdo e o filtro. Eu gosto muito do Linkedin, pelo design, usabilidade e conteúdo de qualidade, quem sabe um dia eu compre um pedaço site. Se tiver alguma dúvida em relação a algum site, fale direto comigo no formulário abaixo:

42 Fan Pages de serviços para os brasileiros no Japão

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Mais um ranking da série Fan Pages do Facebook, serviços com foco nos brasileiros residentes no Japão. Continuamos com o critério de engajamento como forma de ordenar as páginas.

Obrigado a especialista em Marketing Digital @Nill_Tomie e Blog Suriemu pela colaboração.

Caso saiba de algum serviço que não esteja nessa lista, mande mensagem na caixa de comentários, obrigado.

41 Fan Pages com mais de mil “curtir”

fb pages brasileiros no Japão
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fb pages brasileiros no Japão

Lista FB Pages com mais de mil likes

Alguns meses atrás, escrevi sobre a comunicação de duas vias no post “Os jornais e revistas vão acabar?“, resolvi expor um exemplo de como funciona.

Postei (ontem) dia 14/11/2012 a lista de 42 Fan Pages de Personalidades, Blogs e Vlogs de brasileiros no Japão. Hoje, através da seção de comentários do blog, recebi uma dica da Nilza para fazer uma lista dividida por likes aproximados. A resposta está no slide abaixo.

Obrigado aos que colaboraram para melhorar a lista: @Rogeriolima23, @webtownorg@Nill_Tomie e Blog Suriemu.

Veja a lista de 41 Fan Pages de brasileiros no Japão que tem acima de 1.000 opções “curtir”, ordenadas pelo maior engajamento de PFSI “Pessoas falando sobre isso”.